Batistas paraenses se reúnem em Parauapebas para a 84ª Assembleia da Cobapa

Evento contou com a participação de 72 igrejas, representando as 12 regionais da Convenção Batista do Pará

Sara Dias, jornalista e membro da PIB em Parauapebas

Um grande evento de celebração, adoração e comunhão do povo de Deus. Assim foi a 84ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Batista do Pará (Cobapa), realizada de 14 a 17 de novembro de 2024, na Primeira Igreja Batista em Parauapebas, no Sudeste do estado.

 Com o tema “Vivamos o verdadeiro amor, levando mais de Cristo no Pará”, divisa em João 13.35/NVT: “Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” e hino oficial “Testemunhar do Amor”, convencionais de 72 igrejas, representando as 12 regionais da Cobapa, participaram da programação.

O Pr Josuberti Rodrigues Costa, que presidiu a 84ª Assembleia, diz que resumiria o evento como uma bênção e expressa seu contentamento pela receptividade da igreja hospitaleira.

“Que o nome de Deus seja glorificado através dessa nossa 84ª Assembleia, em que nós estamos sendo bem recebidos aqui na PIB em Parauapebas, na pessoa de seu pastor José Carlos Lopes, com toda a equipe, que sempre nos recebe com aquele sorriso, dizendo assim: ‘Em que posso ajudar?’ E a gente vê o coração deles vibrando, quando estão servindo ao Senhor”, destaca Costa, que esteve na presidência da Cobapa na gestão 2022-2024.

O Pr José Carlos Lopes, presidente da PIB em Parauapebas, também ressalta a generosidade da igreja no exercício da hospitalidade, que atuou com várias equipes de voluntários.

“Uma igreja que recebe a convenção, ela tem que entender que está prestando um grande serviço para a denominação e para o Reino de Deus. A Primeira Igreja Batista em Parauapebas tem essa peculiaridade, ela gosta de servir”, e acrescenta que, além da disposição para o serviço cristão, a PIB em Parauapebas passou por uma grande preparação para receber os mensageiros.

Nós trabalhamos na reforma do forro do templo e na conscientização da igreja a respeito da grande responsabilidade em receber os convencionais. Além disso, fizemos uma preparação espiritual com 21 dias de oração e jejum, e três vigílias, pedindo a Deus para ser uma assembleia congregacional, e foi. Nós conseguimos, Deus respondeu nossas orações. Graças a Deus por isso”, comemora Lopes.

Durante os quatro dias de evento, os participantes foram edificados com cânticos espirituais conduzidos pelos grupos de louvor e pela cantora Meiry Martins e mensagens marcantes do orador oficial, Pr Doronézio Pedro de Andrade, da PIB em Vitória/ES, e do chanceler da Convenção Batista Brasileira (CBB), Pr Sócrates Oliveira de Souza.

“Para mim, tem sido uma honra, um privilégio poder participar da 84ª Assembleia da Convenção Batista do Pará. A programação, de modo geral, tem sido abençoadora; tem sido ótimo rever os obreiros e ver o envolvimento de novos pastores e novos líderes no campo. E com certeza isso refletirá no crescimento do evangelho através dos discípulos de Jesus, chamados batistas, aqui no Pará”, destaca o chanceler.

Além das sessões deliberativas, a 84ª Assembleia contou também com momentos especiais, como os congressos das organizações auxiliares e executivas em que foram eleitas suas novas diretorias estaduais para o biênio 2024-2026, realizados na PIB em Parauapebas, Igreja Batista do Rio Verde, Primeira Igreja Batista Liberdade e Igreja Batista Cidade Jardim; o ingresso de novas igrejas à Convenção, a Assembleia Extraordinária para reforma do Estatuto da Cobapa, no dia 15, e homenagens aos líderes que fizeram e fazem a história denominacional no Pará.

“Em uma assembleia, se visualiza o objetivo geral da Convenção. Hoje, a Cobapa trabalha com a visão Mais de Cristo no Pará. A nossa convenção é uma convenção missionária e nós estamos trabalhando para que o evangelho de Cristo chegue a outras regiões do nosso estado. Uma Convenção é uma bênção, eu estou saindo desta assembleia muito abençoado por Deus”, comenta o Pr Ruy Gonçalves Ferreira, diretor-executivo da Cobapa, recentemente reconduzido pelo Conselho da Convenção para um novo mandato de 2024/2029.

Segundo ele, dos 144 municípios paraenses, a Cobapa quer alcançar 15, onde ainda não há presença Batista. “Esse é o nosso objetivo até o próximo centenário, ou seja, o primeiro centenário da Convenção Batista do Pará, que vai ocorrer em novembro de 2029”, informa o Pr Ruy, que é o autor da logomarca “Mais de Cristo no Pará”, e também o coordenador geral de logística da 84ª Assembleia com o apoio da PIB em Parauapebas, sendo esta a décima assembleia em que ele atua como coordenador geral.

Para o Pr Lauro Brito, presidente da Primeira Igreja Batista em Itaituba, Oeste do Pará, todo esforço é válido para participar da assembleia e apoiar a Convenção.

“Saímos de Itaituba para cá com 28 horas de viagem. Vale todo o esforço, todo sacrifício para que assim nós possamos estar participando desse momento tão importante do meio batista”, declara.

A 84ª Assembleia da Cobapa encerrou em grande celebração a Deus e com a eleição da nova diretoria – gestão 2024/2026.

“A gente vê o mandato dessa diretoria que está se encerrando como uma grande vitória conquistada para a honra e glória do Senhor. E é isso que desejamos para a próxima diretoria – que grandes vitórias e até maiores que a nossa possam ser alcançadas por essa nova gestão. Que os novos líderes se submetam cada vez mais à soberana vontade de Deus e assim possam experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”, comenta o Pr Josuberti R. Costa.

Nova diretoria da Cobapa – gestão 2024/2026:

Presidente: Pr Anselmo Lobato
1º vice-presidente: Pr José Pereira
2º vice-presidente: Pr Benedito Ferreira
1ª secretária – Sarah Portal Ramos
2ª secretária – Lídice Cristina
3ª secretária – Amanda Quintella

Diretor Executivo: Pr. Ruy Gonçalves Ferreira – 2024/2029

Views All Time
Views All Time
229
Views Today
Views Today
3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.