MISSÕES ESTADUAIS 2013
Pr. Vitor Hugo Mendes de Sá – (Presidente da COBAPA)
VIVENDO MISSÕES, ALCANÇANDO GERAÇÕES. Missões Estaduais é o nosso grande desafio! Nós, Batistas Paraenses, muitas vezes não conseguimos dimensionar a extensão territorial do nosso grande estado e seus gigantescos desafios missionários.
Tenho dito que, se o Pará fosse um Continente, seria como a Europa, que concentra tantos países. Se o nosso estado do Pará fosse um pais, seria um dos maiores do mundo!
Estive recentemente pregando no Baixo Amazonas, no município de Juruti, que recebeu a mensagem do Evangelho há 90 anos, por meio de Eurico Nelson, “o Apóstolo da Amazônia”, que ali chegou a bordo do seu barco “ALEGRIA”. Fiquei a pensar na euforia que o povo daquela região experimentou quando aquele pequeno barco chegou com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Mas também, pensei na alegria que temos o dever de proporcionar aos mais de 35 municípios do Pará, que ainda estão sem trabalho Batista; pensei na maravilha que será, quando tivermos condições financeiras para, através de Missões Estaduais, mantermos um obreiro em cada uma das mais de 30 pequenas igrejas do nosso estado, que não tem o seu próprio Pastor. Vamos sonhar juntos e levantar a maior oferta que já foi levantada para Missões Estaduais.
O nosso desafio é tremendo, se queremos Mais de Cristo no Pará!
Hoje, o nosso amor pela obra missionária nos motiva a levantar expressivas ofertas missionárias para a realização da obra no Brasil e no mundo, além do nosso envolvimento com a expansão desta obra missionária em nosso próprio estado; porém, as pesquisas revelam que, de cada R$ 5,00 que é levantado entre o nosso povo para a obra missionária, somente R$ 1,00 é empregado em nosso campo. Isto nos desafia a continuarmos sim, fazendo missões no Brasil e no exterior, porém, precisamos fortalecer a nossa campanha de Missões Estaduais, se desejamos ter “Mais de Cristo no Pará”.
Confesso que tenho sido incomodado pelo Espírito Santo neste tempo a fazer mais, muito mais, para a evangelização no Pará! Somos um povo hospitaleiro, valente, amoroso, simpático, cativante; um povo que aceita DESAFIOS e sempre ultrapassa barreiras, indo muito além das expectativas. É isso que queremos fazer neste ano, com a campanha de Missões Estaduais!
Como alcançar a nossa gente?
O Pará ocupa o segundo lugar em extensão no território brasileiro; conta com uma área de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, na qual vivem 7.581.051 habitantes distribuídos em 143 municípios. A nossa tática para alcançar toda esta gente, requer um grande exército de “proclamadores das Boas Novas” e somente conseguiremos este contingente de missionários, se fortalecermos as nossas bases financeiras de Missões Estaduais.
Cremos que, com a união e empenho de todos os Missionários Coordenadores Regionais, colegas Pastores, Diáconos, Líderes e Professores da Escola Bíblica Dominical de nossas igrejas, seremos capazes de mobilizar todos os Batistas Paraenses numa só visão e levaremos as nossas igrejas a se envolverem neste grande desafio missionário. Não precisamos que ninguém faça tudo, mas que todos façam a sua parte nesta missão que Jesus Cristo nos deixou, dizendo: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 15.16).
Vivendo Missões e alcançando a nova geração!
Este é um desafio que, além de ser urgente é, acima de tudo, espiritual e bíblico, pois, conforme o tema da nossa denominação para este ano, somos convocados, assim como os servos do passado foram. “Prega a Palavra, a tempo e a fora de tempo” (II Tim. 4.2). Um dia, as Boas Novas do Evangelho chegaram ao nosso conhecimento e transformaram a nossa vida, pois os cristãos do passado não deixaram de cumprir a “missão” que lhes foi confiada.
Fico a pensar nos obreiros que, de forma abençoadora, desbravaram as terras paraenses no passado, levando a mensagem transformadora às suas gerações, plantando igrejas, abrindo pontos de pregação e desenvolvendo uma ação missionária que abençoou a milhares.
Hoje, Deus requer de cada Batista Paraense que também faça a sua parte nesta missão de comunicação do Evangelho, onde nenhum elo pode se considerar fora desta grande corrente para alcançar a geração deste tempo. Neste ano queremos, através da COBAPA, enfatizar em nossa campanha de Missões Estaduais que: “O viver da Igreja deve ser o comprometimento na obra missionária, indo aos campos e cumprindo o mandamento de Cristo. Cabe a igreja alcançar gerações, para que o Evangelho chegue a todos e Cristo seja conhecido em todos os tempos”.
Pr. Ruy Gonçalves Ferreira (Diretor Executivo da COBAPA)
MISSÕES ESTADUAIS: NOSSA PRIORIDADE O ANO INTEIRO!
Meus irmãos, vamos juntos trabalhar e fazer o máximo que pudermos em favor das Missões Estaduais, pois, o nosso Senhor espera uma grande obra, individual e coletiva, de nossas mãos. Em reunião do conselho, a comissão aprovou o tema: Vivendo Missões, Alcançando Gerações; e a divisa: 2 Tm 4.2 “Prega a Palavra, Insta a tempo e a fora de tempo”. A proposta do Conselho Gestor da COBAPA, com esse tema e divisa, é contribuir para uma campanha significativamente espiritual, profundamente inspirativa, eclesiasticamente motivadora, administrativamente eficaz e essencialmente agregadora de valores morais, espirituais e missionários. Os Missionários Coordenadores (e não coordenadores) da COBAPA estarão focados nas ações pertinentes à campanha sincronizados estrategicamente às mobilizações das igrejas em cada região.
Novo Paradigma para Missões Estaduais no Pará
Durante a campanha deste ano (de junho de 2013 a maio de 2014), serão sugeridas ações, a partir dos Missionários Coordenadores da COBAPA, com base na aliança estratégica que a Convenção mantém com todas as igrejas filiadas, com o objetivo de criar uma nova consciência missionária em nosso povo, enfatizando a prioridade das Missões Estaduais durante todo o ano, e não somente no mês de junho, como se tornou de praxe. O novo paradigma sugere ações missionárias mensais, operacionalizadas por nossos Missionários Coordenadores Regionais, apoiadas por todos os Conselheiros Regionais, em total integração com os pastores e lideres e suas respectivas igrejas e ou Congregações. Tais mobilizações a partir das Regionais e ou (Associações) resultarão em mais unidade denominacional, comunhão entre as igrejas de uma mesma região, vocações para o trabalho pastoral, voluntários para projetos convencionais e maior consciência missionário em relação a MISSÕES ESTADUAIS!
Objetivos Mais Urgentes da COBAPA
Meus irmãos, os objetivos mais urgentes de nossa Convenção Estadual têm a ver com Mais de Cristo no Pará. Uma Igreja Batista em cada Cidade (mais de 30 não alcançadas) é o menor sonho que devemos ter, é a meta mínima pela qual devemos trabalhar orar e contribuir, lembrando que hoje tramitam processos para a criação de mais 36 municípios no Pará.
Esta campanha foi proposta com os seguintes objetivos:
1- Manter os projetos em Vigor
– Os projetos em vigor da COBAPA – estão no livro do Mensageiro – Assembleia de 2012 (p.59).
– Consolidação dos projetos de Plantação de igrejas em Magalhaes Barata; Viseu e Concordia;
2- Iniciar novos projetos
– Convênio de sustento missionário – Congregação em Belo Monte (parceria com I.B. Novo Repartimento)
– Convênio de sustento missionário
– Frente Missionária em Muaná (procurando parceria)
– Contratação de um casal de Missionários itinerante para a região do Xingu (parceria com Associação)
– Contratação de um casal de Missionários Itinerante/Coordenador COBAPA para a região do Baixo Amazonas;
– Contratação de um casal de Missionários Itinerante para região Tapajós (parceria com Associação)
– Convênio de sustento missionário – Frente Missionária em Irituia (parceria com I.B. de S. Miguel do Guamá)
3- Manutenção de Acampamentos Missionários:
– Manter o projeto de revitalização do Acampamento Paraiso Batista em Castanhal (iniciado em 2009)
– Iniciar o projeto de revitalização do Acampamento (Sitio Sião) em Santarém.
4- Capacitação de Novas lideranças:
– Manter os projetos de Capacitação de Novas Lideranças: Encontro de Pastores e Líderes da COBAPA; Encontro de Orientação Ministerial da COBAPA; Plantação de Instituto Bíblico COBAPA IBC em cada Região;
– Manutenção dos projetos de impactos missionários: DR COBAPA; Mais de Cris na Praça – ferramentas inovadoras de grande impacto nas igrejas.
Meus irmãos, conforme vocês podem observar temos gigantescos desafios pela frente, e para realiza-los precisamos de recursos. Ajudem-nos orando e se envolvendo para que tenhamos grandes resultados espirituais e financeiros da campanha de Missões Estaduais de 2013. Mais de Cristo no Pará
favor enviar o boleto de missoes estaduais
pra q eu possa efetuar o pgto
PIB EM JACUNDA