Congressos Regionais Simultâneos de Igrejas Batistas – 2016
Introdução Geral
Os referidos congressos são realizações da Convenção Batista do Pará, por meio de suas Regionais, envolvendo todas as Organizações Executivas e Auxiliares. Sua criação deu-se na Assembleia de 2010, quando a Cobapa ousou dando um passo gigantesco na modernização de sua estrutura, tornando-a mais ágil e eficaz, principalmente, quanto ao atendimento às Igrejas Batistas do Campo e avanço missionário.
Pedimos as orações dos irmãos em favor da Cobapa.
Divulgação da marca Cobapa: Mais de Cristo no Pará.
Em todas as oportunidades possíveis devem-se divulgar a história e os projetos da Convenção Batista do Pará. As pessoas precisam saber que a Cobapa é a organização missionária do povo Batista do Pará. Foi fundada pelas igrejas batistas em 01 de novembro de 1929, portanto, completa 87 anos neste ano. A Cobapa é uma organização que tem por finalidade servir a Deus por meio das Igrejas Batistas do Pará. São muitos os projetos missionários da Cobapa, como: Plantação de Igrejas; Fortalecimento de Igrejas fracas; Capacitação de novos líderes por meio do Instituto Bíblico Cobapa – IBC; Assessoria Jurídica gratuita às igrejas; Impactos missionários e Parcerias.
Pedimos que cada igreja ou congregação coloque a logomarca da Cobapa em destaque.
Os Recursos Gerenciados pela Cobapa
A Convenção Batista do Pará viabiliza todos os seus projetos com base nos recursos financeiros procedentes das igrejas filiadas, que cooperam, voluntariamente, da seguinte forma:
- Plano Cooperativo – contribuições mensais feitas pelas igrejas à Cobapa na base de 10% das entradas financeiras das igrejas;
- Contribuição Regional – contribuição mensal importante para alavancar o projeto de Coordenadoria Regional de 1% a 3% das entradas a critério da igreja;
- Ofertas de Missões Estaduais – campanha feita pelas igrejas uma vez por ano;
- PAM Cobapa – ofertas depositadas por membros das igrejas para projetos específicos;
A Cobapa só recebe doações das igrejas.
Pedimos que cada igreja continue enviando suas ofertas à nossa Convenção.
Os Objetivos dos Eventos da Cobapa
O Planejamento Estratégico da Cobapa (2010-2014) pontuou que a Convenção Estadual precisava trabalhar para recuperar sua credibilidade e força missionária. Grandes eventos deveriam ser criados para fomentar três pilares denominacionais: 1) Unidade Denominacional, 2) Identidade Denominacional, e 3) Vínculo com a Cobapa. Foram criados vários eventos: Assembleia de dois em dois anos; Congressos Regionais; Encontro de Pastores e Líderes; Rejubapas; Rejubapa Teen e Congressos das organizações.
Pedimos que o povo continue apoiando os eventos da nossa Denominação.
Os Objetivos dos Congressos Regionais Simultâneos
Os congressos têm como objetivos a unidade, a identidade e o vínculo denominacional, bem como, uma grande celebração, uma profunda edificação e uma democrática eleição. Estes Congressos estarão ocorrendo em todas as Regionais e devem ter uma roupagem de alegria, comunhão e paz. Um dos pontos fortes será a eleição dos cargos que correspondem à estrutura Regional da Cobapa.
Orientações para a realização das Eleições Regionais 2016
Na estrutura anterior de Associações as eleições eram feitas nas assembleias de cada associação. Hoje com as Coordenadorias Regionais da Cobapa, as eleições regionais são feitas durante os Congressos Regionais Simultâneos de Igrejas.
Está acontecendo Congressos em todas as Regionais: Metropolitana I, II, III, Nordeste/Leste; Tocantina; Sudeste; Sul; Marajó e Baixo Amazonas. Pessoas serão eleitas para os cargos Regionais das Organizações Executivas (UMHB, UFMB, Juventude) e Auxiliares (Diáconos e OPBB).
1. Quanto ao mandato
- Serão de dois anos (2016 – 2018), seguindo o Estatuto da Cobapa conforme Capítulo II – Das Assembleias e Diretorias, Art. 7º, § 1º, não permitindo reeleição. As eleições serão no mesmo horário, cada organização em uma sala ou espaço separado. As eleições das Organizações Executivas e Auxiliares seguirão os princípios éticos defendidos pelos Batistas.
2. Quanto à faixa-etária
- Deve ter no mínimo 18 anos de idade e 2 anos de convertido;
- Deve ter entre 18 a 35 anos para concorrer a Coordenadoria da Juventude;
3. Quanto ao histórico eclesiástico
- Deve ser membro ativo de uma Igreja Batista da Regional;
- Ter exercido cargo similar nas organizações da Igreja Local (de preferencia);
- Não ter nenhum tipo de desvio doutrinário, ético e moral;
- Ter bom envolvimento com a Denominação.
4. Quanto às contribuições
- Membro de igreja participando ativamente do Plano Cooperativo da Cobapa e Missões Estaduais;
- A igreja deve ter contribuído regularmente, dentro do período convencional (de julho de 2015 a agosto de 2016) nos últimos 09 meses com o Plano Cooperativo;
- Igreja participante e cooperante das atividades denominacionais.
5. Quanto ao perfil de liderança
- Ter potencial para liderar;
- Ser alegre em servir a Deus;
- Ter o ideal de servir a Deus em sua Denominação;
- Disponibilizar de tempo para reuniões de planejamento e execução.
- Ter interesse em compreender o funcionamento de denominação.
6. Quanto a legalidade
- Estar devidamente inscrito no Congresso e autorizado pela igreja;
- Quem está no cargo hoje não pode ser reeleito em hipótese alguma.
7. Quanto aos cargos a serem preenchidos
- 5 para Juventude (Coord.(a), 1º vice-coord.(a), 2º vice-coord.(a), 1º secretário(a) e 2º secretário(a));
- 5 para UMHB (Coord., 1º vice-coord, 2º vice-coord., 1º secretário e 2º secretário);
- 5 para UFMB (Coord., 1º vice-coord., 2º vice-coord., 1º secretária e 2º secretária);
- 5 para ADB (se houver);
- 5 para OPBB (3 presidentes e 2 secretários);
- Os mandatos serão de novembro de 2016 a novembro de 2018;
- Quem for eleito na Regional pode concorrer na Estadual, porém terá que renunciar o cargo regional se for eleito na estadual.