Dedicação e perseverança em servir com alegria
Waldelice Pinto de Souza, Professora Waldelice como era mais conhecida, filha de Antônio Januário Pinto e Benedita Moraes Pinto, casada com o pastor, advogado e professor Jussiê Gonçalves de Souza, nasceu em 16 de maio de 1932. Teve dois filhos Marcos Aurélio e Ana Milene, e cinco netos: Jussiê Neto, Thiago Antônio, Marcos Júnior, Ana Lice e Ana Clara. Converteu-se ainda adolescente em Fordlândia/PA e aos treze anos foi batizada nas águas do Rio Tapajós/PA pelo Pastor Sóstenes Pereira de Barros.
Bacharel e licenciada em Pedagogia (UFPA) e bacharel em Direito pela UNAMA. Advogada e pós-graduada em Orientação Vocacional pela Universidade de Wake Forest – North Carolina, USA. Detentora de dez cursos de especialização e tem ainda muitos outros cursos de aperfeiçoamento e atualização.
Por sua inteligência e competência reconhecida por muitos, teve uma vida profissional promissora e útil, como poucos. E assim exerceu suas atividades com afinco, boa vontade e zelo. Foi professora em várias escolas e universidades. Lecionou nos colégios: Visconde de Souza Franco, Instituto Brasil, Herbart, Seminário Teológico Equatorial, Faculdade de Administração e Economia (UFPA). Centro de Educação da UFPA. Exerceu ainda outras atividades técnicas, dentre elas a Delegacia do Ministério da Educação (MEC) e outras funções do Estado na UEPA e Seminário Batista Equatorial.
Mas, foi principalmente na vida religiosa onde mais se destacou. Sua fé e convicção religiosa, de que o mais importante era servir a Deus, lhe fez participar ativamente de todas as atividades na igreja, onde ocupou todos os cargos nos diversos departamentos, com amor assumindo seu compromisso com Deus. Foi diretora e professora da Escola Bíblica Dominical, presidente da União Feminina Missionária, coordenadora de JCA e AM nas igrejas. Secretária, tesoureira, e vice-presidente. Serviu ao Senhor na IB em Soure, IB Marco, IB Equatorial, PIB do Pará, PIB da Marambaia e PIB de Castanhal. Foi Presidente da Convenção Batista do Pará, Vice-Presidente da mesma e secretária. Foi 14 vezes presidente da União Feminina Missionária do Estado do Pará/Amapa, além de ter exercido todas as outras funções da União Feminina. Foi Secretária Executiva da UFMBPa. Exerceu a função de gerente da Coordenadoria de Evangelismo e Missões do COBAPA e Assessoria Jurídica. A nível nacional foi membro da Junta de Missões Nacionais, do Conselho da CBB, da Junta do Seminário de Educadora Cristã (SEC). Estas são algumas das atividades desenvolvidas pela Professora Waldelice sem mencionar palestras, membro de comissões e outras atividades tanto a nível local, estadual, nacional e internacional. A nível internacional além de palestras proferidas foi oradora oficial da Assembleia da UFMB do Estado de Arkansas (1989); oradora por duas vezes em Assembleia de Rotary Internacional (Dallas, Tx e Anahein-Ca).
Professora Waldelice tem vários trabalhos publicados individualmente e em equipe, incluindo relatórios de pesquisas. Escreveu várias vezes meditações na revista Manancial da UFMBB e teve artigo publicado na revista Administração Eclesiástico e na revista rotária das Esposas de Rotarianos do Brasil.
Entre muitas comendas e reconhecimentos recebidos, mencionamos alguns. É detentora de duas medalhas: Palma Universitária, Medalhas e Ofícios de Rotary Internacional por serviços prestados; Plaqueta de reconhecimento da Fundação Educacional do Estado; Portaria de Louvor e reconhecimento do MEC; Diploma de Embaixatriz do Estado de Arkansas, USA, assinado pelo então governador Bill Clinton; Professora Emérita do Seminário Teológico Batista Equatorial.
Conclui-se pela história de vida da Professora e diaconisa Waldelice Souza que ela foi uma serva integrada totalmente no trabalho e que conhecia todos os desafios de servir na seara do Senhor.
*1932 +2019
16 de maio de 1932 – 24 de março de 2019