Compartilhando graça, misericórdia e paz no Pará
Se engana quem pensa que é tarde demais para começar a inovar, no contexto da igreja local, usando as novas tecnologias. A pandemia do novo coronavírus mostrou que quem ainda não estava inserido no contexto digital ganhou uma oportunidade de ouro para começar. A necessidade de potencializar as ações, a comunicação e os projetos missionários/evangelísticos levou as igrejas locais a embarcarem no meio digital para a continuidade da Grande Comissão neste "novo campo missionário". Olhando o texto de Marcos 16:15, Marcos registra as palavras de Jesus que diz “... Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, podemos contextualizar parafraseando "... Publique por todos os meios, compartilhe o evangelho a toda criatura". Se o apóstolo Paulo estivesse em nosso tempo, não tenho dúvida alguma que ele usaria as tecnologias a disposição para a proclamação do Evangelho e expansão do Reino. Em seu tempo, Paulo se utilizou das tecnologias a sua disposição, por exemplo a carta. Através das cartas Paulo se comunicava com as igrejas levando ensinos, doutrinas, conselhos e exortações, visando o amadurecimento e crescimento da igreja e de seus líderes. Ele usou as tecnologias do seu tempo como um meio para alcançar o objetivo do Reino. E isso não pode ser diferente para a igreja na atualidade. Olhando a história da igreja, podemos ver claramente que a igreja sempre se utilizou das tecnologias próprias do seu tempo em prol do Reino.
Com o período da pandemia e a necessidade do isolamento social, as redes sociais se tornaram um dos locais de maior interação entre as pessoas e, principalmente, dentro do nosso contexto, entre igreja e seus membros. A igreja local que ainda não se posicionava digitalmente foi obrigada a mergulhar de cabeça no mundo das mídias digitais porque era o ponto de contato mais utilizado por muitos dos seus membros.
A pandemia acelerou e potencializou a transformação digital dentro das instituições, e a Convenção Batista do Pará não ficou de fora dessa transformação, principalmente por conta da necessidade de se manter o sustento e apoio aos projetos missionários ativos, conectar com colaboradores, parceiros e mantenedores, e entregar conteúdo e serviço para nossas igrejas Batistas filiadas.
Neste cenário de inovação e de aumento da digitalização, a Cobapa, instituição criada há 90 anos pelas igrejas batista do Pará, firma presença e caminha segura, olhando para este horizonte digital, vislumbrando este "novo campo missionário" junto com nossas igrejas.
Diante dessa realidade, a Campanha de Missões Estaduais 2021 da Cobapa traz como tema "Compartilhando graça, misericórdia e paz no Pará", com divisa em 2 João 1:3 (NVI) "A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor". Deus deu ao ser humano a capacidade de se comunicar. Essa capacidade é fundamental para a vida em sociedade. Então, por que não utilizar os diversos meios modernos de comunicação para levar a mensagem do amor de Deus a todos os cantos do nosso Pará, Brasil e mundo, de forma ágil e inteligente? Várias são as plataformas de comunicação e transmissão de conteúdo que estão à disposição da igreja. A Cobapa nesta campanha missionária encoraja nossas igrejas a compartilhar graça, misericórdia e paz no Pará através das novas tecnologias e mídias digitais. Acompanhe o conteúdo da Revista do Promotor, Revista Infantil e o site da Campanha, nessas mídias você encontrará material de apoio para realizar uma campanha impactante na sua igreja. Deus o abençoe.
Miss. Wagner Felismino da S. Souza
Tecnologia e Missões